terça-feira, 14 de agosto de 2012

A feminilidade

Estou super feliz por este espaço estar ajudando algumas amigas a se abrir comigo. Tem sido tão bom... Como isso de saber do problema do outro ajuda, né? É impressionante! Por que não fazemos isso mais vezes?

Uma amiga escreveu falando de como a sua atual incapacidade de gerar um filho mexe com a sua feminilidade. Concordo com ela. Isso mexe tanto com a gente, mexe com a nossa identidade!

De alguma forma, cultural, educacional, criacional, ou até de identidade mesmo (pois desde que o mundo é mundo nós, mulheres, geramos filhos), engravidar está intimamente ligada ao nosso papel, à nossa função, à nossa "utilidade", à nossa vocação. Engraçado e trágico muitas vezes.

E se uma mulher não tiver filhos nunca? Ou porque não casou, ou porque não achou a pessoa certa para tal, ou porque não quis, ou porque não pode? Será ela menos mulher que outra que teve vários?

A resposta é clara, embora não pareça ser assim que agimos. Mas então porque nos sentimos tão débeis, tão debilitadas se não conseguimos gerar uma vida em nosso útero?

Ser mulher passa por isso, é fato. Mas não é para todas, por desejo ou impossibilidade mesmo. E digo mais, ser mulher não é só isso. Gerar vida no útero não é uma "cláusula pétrea" do ser mulher.

E enquanto não engravidamos (sim, pois ainda há esperança, para todas), e caso isso não aconteça para algumas de nós, o que podemos fazer para não nos sentirmos menos femininas, menos mulheres?

Ser mulher é também trazer delicadeza para o mundo, em todas as suas esferas. Ser mulher é ser forte e frágil ao mesmo tempo. É ser dramática, é ser um poço de hormônios, é dar carinho e é gritar. Ser mulher é ser uma em muitas, é ser muitas mulheres numa única.

As mulheres mais femininas para mim não são as que tiveram filhos, são as que se encontraram na vida, as mais autênticas, as mais legítimas, as que não têm medo de assumir fraquezas, limitações, medos e angústias. Mulheres, mulheres...

Sou feliz por ser mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário