quarta-feira, 20 de março de 2013

Ressignificar o sonhar



Esse processo de aquietar está dando o que falar! Pois quando aquietamos o interior grita!

Aquietar é também deixar o interior falar, é ouvir vozes nunca antes ouvidas ou anteriormente silenciadas, que não são agradáveis aos ouvidos e ao coração. Não é fácil não.

Tenho feito um balanço da minha vida, dos sonhos, dos planos. Tenho considerado a possibilidade de não engravidar nunca. E aí, como seria a minha vida? Quais são os meus sonhos e planos? O que, além do sonho de ser mãe, está guardado aqui no coração?

Como é engraçado e triste perceber que não sobra muita coisa aparente. A expectativa e o sonho por gerar filhos, por ser mãe, por constituir família é imenso! É exagerado até. Ocupa um espaço demasiado grande na vida de uma mulher, na minha é assim. A vida pára por conta disso, e não me parece saudável ser assim.

Sim, o desejo de ter filhos é legítimo. Ainda mais quando encontramos um homem que é um sonho de pai e um ótimo companheiro de vida, como o Gu é para mim. Mas mesmo assim só acontecerá se Deus quiser. Não tenho poder de definir se um dia serei mãe, mesmo se escolhesse adotar.

Como reorganizar a vida assim? Como começar a sonhar de novo? E que sonhos? Quem sou eu, que sonhos tenho, que futuro quero construir, o que quero seguir, quem quero ser?

Perguntas que envolvem a nossa identidade são sempre complexas e difíceis de responder. O cansaço emocional que envolve estas questões é tão grande, tão pesado. Mas é melhor ouvir, refletir e acolher no coração, para que a vida não passe como água na enxurrada, me levando ao sabor da força das águas.

Quem sou eu para Deus? Que planos Ele tem para mim? Que sonhos eu tenho para a vida que Ele me deu?

Assisti esse vídeo hoje e achei tão significativo, nos faz pensar muito nos sonhos que temos desde criança, para que possamos resgatá-los, transformá-los, ressignificá-los para uma vida adulta: http://www.youtube.com/watch?v=IAnzAWt5tCI

Jesus, que processo dolorido é esse de organizar os sonhos. Guardar alguns, desengavetar outros, procurar alguns perdidos, colher novos. Isso envolve auto-conhecimento, auto-percepção, sondagem interior, oração, entrega e renúncia. Processos delicados, íntimos e doloridos. Me ajude nesse processo. Sê comigo no dia cinza e no dia colorido. Que eu não deixe passar nenhuma questão importante. Que o meu reflexo no espelho me ajude a me enxergar não só como eu me vejo, mas também como o Senhor me vê. Me mostre. Me revele. Se revele. Se achegue. Sê bem vindo, primeiro aqui dentro para além. Hoje e sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário