segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vivendo de acordo com o que já alcancei


Nessa de voltar a sonhar, resgatar sonhos e planos, um livro em específico me chamou a atenção: Faça acontecer - Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar (aqui!). Estou no final da leitura e tem sido importante resgatar valores, características. Me fez refletir, lembrar de algumas coisas do meu passado, repensar minha postura no trabalho e minha vontade de liderar (que sempre existiu, desde as brincadeiras infantis. Coitadas das minhas irmãs e amigas daquele tempo!).

A autora, Sheryl Sandberg - uma executiva do Facebook, faz boas considerações e conta muitas experiências de sua caminhada profissional, como mãe e esposa. Também li a última revista TPM (aqui!) que fala deste livro e faz uma crítica.

Tudo que li foi bom! E concordo, em parte, com Sandberg e em grande parte com a TPM. Como sempre ouvi Marina Silva dizer nas inúmeras palestras que assisti, as mulheres têm muito o que contribuir com o mundo do trabalho. Somos mais carinhosas, mais prestativas, mais acolhedoras e tudo isso pode fazer com que esse mundo tão masculino, duro e cruel possa ficar mais afetivo e acolhedor.

Concordo plenamente com isso! Mas não é fácil não imitar o jeito masculino de liderar e trabalhar. É o mais fácil, é o padrão, por que não seguir? Porque não!

Acredito que, como mulheres, podemos contribuir liderando grandes empresas e organizações. Temos muitas características que são importantes a qualquer ambiente, alguém duvida? Como vamos liderar? Como vamos motivar as pessoas? Como vamos nos relacionar?

Mas não tem nada mais poderoso do que alguém que encontrou a sua vocação! Que é fiel ao seu sonho! Assim, podemos contribuir para uma sociedade melhor seguindo nossos corações. Seja ele tendencioso a abandonar a carreira para cuidar dos filhos, seja continuando a trabalhar depois da licença-maternidade. Não existe certo e nem errado, se a escolha é feita por você! Assim diz a reportagem da revista.

Vou além. Acredito que a minha fé me leva a me doar pelos outros, pelo próximo. Quem é ele? Meus colegas e amigos do trabalho? Os beneficiários e participantes dos projetos da ONG onde trabalho? Serão meus filhos e familia? Quem são?

Uma vida adulta feliz profissionalmente ou atuando em tempo integral como mãe é uma vida abnegada, em todos os sentidos.

Taí um bom caminho de contentamento e alegria: cuidar das pessoas, cuidar sinceramente das pessoas. Abrir mão do egoísmo e egocentrismo e viver uma vida altruísticamente cristã!

Não, não é fácil. Mas é um bom alvo a seguir. E como Paulo em Filipenses 3:13 prossigo esse alvo, deixando as coisas que ficaram para trás, vivendo de acordo com o que já alcancei, com os olhos fitos nas coisas adiante.

E você, que coisas precisa deixar para trás?

Nenhum comentário:

Postar um comentário