sexta-feira, 17 de maio de 2013

Quando você relaxar engravida!


Fato 1: TODO mundo que está tentando engravidar ouve essa frase de alguém.

Fato 2: Não adianta nada falar isso e só deixa a gente mais irritada com o simplismo e a falta de sensibilidade da pessoa (sim, acho profundamente insensível ouvir isso de alguém!).

Ouvi tantas vezes isso... Nossa, mas tantas... No início ouvia de boa, depois comecei a me irritar.

Ultimamente não estou ligando quando me dizem isso, mas sinceramente, não acredito ser um bom conselho para alguém que está tentando engravidar.

Por quê? Porque não adianta nada! Não adianta falar para quem está ansioso que precisa relaxar. Parece que a reação é justamente o contrário.

Ansiedade não é algo que se combate ou diminui com repressão ou pouca sensibilidade. A ansiedade nos deixa cegas, nos tira a capacidade de enxergar a situação como ela é de verdade, nos tira a saúde e até a vida. É necessário aceitar a pessoa ansiosa, estar do lado dela, ajudá-la a visualizar além. E não julgá-la como se o fato de deixar a ansiedade fosse simplesmente apertar um botão e pronto.

O melhor conselho que ouvi foi de um pastor querido. Contando o meu problema junto com o Gu ele foi extremamente sensível e nos acolheu como um ser humano deve ser.

E me disse: Andrea, sei que não adianta te dizer para não ficar ansiosa, mas é verdade que a ansiedade tira a nossa competência para enxergar a situação como ela é e superá-la. Por isso tire tentar o foco disso, cuide de si mesma, pratique exercícios, tenha momentos agradáveis como família, curtam um ao outro, façam coisas juntos, cuidem do relacionamento de vocês e preparem o lar e a família para os filhos que querem ter.

Ele não prometeu que algo aconteceria. Nem tampouco disse que a ansiedade estava me atrapalhando de engravidar. Na verdade a ansiedade nos tira o contentamento, a possibilidade de viver o hoje de forma plena, com gratidão e alegria. A ansiedade nos tira a saúde e a vida.

Ansiosas de plantão! A ansiedade não vai embora de uma vez. Infelizmente não vai. Mas é um processo diário que vale a pena investir.

Para isso Paulo, em Filipenses (4 a 9), nos deu uma boa dica:
"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram de mim. e o Deus da paz estará com vocês."

Novamente Paulo, sensível, não falou que Deus nos daria tudo que quiséssemos, nem que a oração faria Deus agir. Mas prometeu algo mais singelo e puro ainda: a paz de Deus, invadindo nosso coração e mente. Não tem nada melhor que isso!

Não desejo que relaxem, desejo que essa paz, que não entendemos como, invada o coração e mente de cada uma de vocês.

Relaxar é consequência.

Amém!

Um comentário:

  1. Oi querida! É o que eu tenho feito, seguido o seu conselho e tentado preencher meu tempo com coisas que me fazem bem... e isso tem me ajudado muito! :) Um beijão!

    ResponderExcluir