quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quando o meu mundo ruiu... Ou A Varicocele!

Estávamos começando a maratona de médicos e exames. Fui à ginecologista e ela me deu vários exames para fazer. Já não era tão novinha para continuar esperando, estava completando 32 anos.

Ela me disse que o Gustavo (meu marido) precisaria procurar um urologista também, pois não adiantava só eu fazer os exames, o problema poderia ser dele, ou um conjunto de problemas de ambos.

Fomos nós à maratona, até achar um bom urologista. Fomos em quase todos os médicos do convênio, não gostamos de nenhum. Mas entre uma consulta e outra, e alguns exames, descobrimos um problema: o espermograma estava baixo demais! O médico examinou-o e deu o diagnóstico: varicocele.

Meu mundo ruiu. Varico o quê?!

O médico explicou, mas a melhor explicação veio da internet. Quase virei uma especialista no assunto. A cada dia trazia a ele alguma informação nova sobre o assunto. E a cada dia me angustiava mais. O tratamento era cirúrgico e o médico não tinha falado nada sobre isto!

Varicocele são varizes no saco escrotal. As válvulas das veias que descem até o escroto estão com problemas e não conseguem ajudar na circulação adequadamente. O sangue fica acumulado na região. O problema é que a temperatura aumenta e o sangue venoso (rico em CO2) fica concentrado ali, isso também deixa os testículos com muitas toxinas (sangue venoso). A alta temperatura e as toxinas prejudicam a fabricação de espermatozoides, em qualidade e quantidade.

Continuamos a peregrinação atrás de um bom médico. No último urologista do convênio, quando já estávamos marcando consultas particulares ou em outras cidades, fomos surpreendidos! Um médico muito legal e muito atencioso. Explicou tudo, pediu outros exames e falou da cirurgia. Graças a Deus! Foram 3 meses até acharmos este médico.

Ficamos muito tranquilos quando ele falou da cirurgia. Saí do consultório dele e falei: nesse eu confio para te operar! E o Gustavo concordou comigo.

Saímos de lá confiantes que tínhamos resolvido a nossa primeira dificuldade. Cirurgia de varicocele, aí vamos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário