terça-feira, 24 de julho de 2012

Coragem e tabus

Queridas amigas que me lêem por aqui.

Recebi alguns retornos de vocês quando revelei este espaço de desabafo, escuta e aprendizagem. Algumas ficaram preocupadas, acharam que a exposição dos fatos, das angústias fosse me atrapalhar ainda mais. Outras me parabenizaram, me acharam corajosa em expor uma dificuldade tão íntima, tão profunda.

Pois bem, não me considero corajosa. Também não sou a mais medrosa, mas sim, tenho muitos medos. Mas também gosto da ideia de quebrar tabus. E gosto ainda mais quando ajo de acordo com o que acredito.

Pois bem, então pergunto, por que é tabu ter problemas para engravidar? Por que não conversamos sobre isso abertamente, entre família, amigos, na igreja, na comunidade onde vivemos? Por quê?

Acho que não falamos muito de nada que nos abala profundamente. Temos medo. Temos medo de sermos julgadas, de sermos mensuradas, de sermos avaliadas. Eu quis abrir mão desse medo. Eu quis ir além de mim mesma. Quis dividir uma questão pessoal que, infelizmente, também é comum a muitas pessoas (embora a maioria não assuma).

Não é vergonha para mim não conseguir engravidar no momento. Ué, qual é o problema? Tem gente com dificuldades financeiras, outras pessoas que escondem vícios, outras ainda que passam por problemas de saúde graves, tem gente carente, gente indecisa, gente perdida, gente com um medo incontrolável e não consegue falar com ninguém sobre isso.

Será que o melhor caminho é passar por isso sem ninguém, sozinha? Não creio.

Amigas, esse blog não é para gerar dó. Não preciso disso. Esse blog é para vocês me conhecerem melhor, saber de mim, saber do problema que estou vivendo, orarem por mim, conversarem comigo, compartilharem a vida, os problemas, as questões que não falamos a ninguém. Será que isso pode fazer mal a alguém?

Alguém aí tem alguma questão que gostaria de desabafar? Alguma caveira no armário que gostaria de mostrar? Algo no coração que gostaria de abrir? Estou aqui para ouvir, ouvir e ouvir. Quero ser ouvido atento e não julgar a sua dor, a sua angústia. Quero sentir sua dor e chorar com você. E se você puder, chore comigo também.

Consolar uns aos outros, levar a carga uns dos outros. Esses mandamentos andam um pouco esquecidos. Chorar, rir, o que é que tem para hoje?




6 comentários:

  1. Andrea boa sorte, também tive muita dificuldade para engravidar e o problema também foi com o meu marido, no caso dele era uma produção baixa de espermatozoide e pior não tinha causa como a varicocele, o médico especialista simplesmente disse que no nosso caso era apenas FIV, custava 20 mil a vista. Quase morro, pq não tinha este dinheiro, e comigo não tinha nada, foi a pior crise que tive no casamento, quase que não superamos... Saímos do consultório decididos a juntar o dinheiro para fazer a primeira tentativa em fev/2010 um ano depois da primeira consulta que foi em jan/2009, sendo que em setembro de 2009 fui a um outro ginecologista para fazer os exames de rotina e contei o meu caso, aí ele olhou para mim e disse porque vc nao pede para ele tomar indux, não existe nada comprovado para a infertilidade masculina, mas já tem estudos que demonstram o contrário, não pensei duas vezes, saí de lá e comprei o remédio, meu marido tomou em outubro, 3 caixas com 10 compromidos com um intervalo de 3 dias entre as caixas e bingo engravidei em novembro, exatamente um mes depois... Minha filha vai fazer dois anos agora em agosto, e estou muito feliz, é muito bom ser mãe e vai dá certo para vc tb. Entendo o que vc está passando porque passei pela mesma coisa e te digo, fé acima de tudo e confiança, sei que todos dizem para relaxar e que a gente que tá vivendo não consegue... mas tentem e se amem muito para superar todas as dificuldades. boa sorte estou torcendo por voce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida anônima! =)
      Poxa, muito legal saber da sua história. Temos algumas coisas em comum e espero que eu também tenha uma feliz surpresa como você teve!
      Vou procurar saber sobre o Indux e perguntar a minha ginecologista.
      Abraço!

      Excluir
  2. Andrea..... sei pelo que voce esta passando, eu estou tendo dificuldade para engravidar , tenho micro ovario.. não é sindrome e são poucos porem estou tentando engravidar á 1 ano e meio , é complicado. Meu marido não tem nada e como voce diz nao estamos inferteis ,porem ainda nao quis recorrer a nenhuma fertilização , acho que temos tempo ainda ! Mas é desgastantes , complicado, todo mês aquela expectativa e nada.. Não se culpe , as vezes não é pra ser , ou então não agora. Você esta certíssima em dividir isso , carregar sozinha não vai resolver . .. dividir também não , porem fica mais leve.
    Espero que você consiga engravidar , torço sempre .. acho que de todos os direitos de uma mulher o mais importante é ser mãe.
    Parabéns pelo Blog.. estarei acompanhando.
    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca.
      Pois é, só nós sabemos o que passamos, não é verdade? Mas também estarei torcendo e orando por você.
      Não é fácil, mas que Deus nos abençoe e continue nos dando esperança.
      Abração.

      Excluir
  3. Oi Deinha! Já disse que fiquei muito emocionada com seu blog, né? Só quem vive tal situação para compreender tudo que passamos... Eu ainda não estou no mesmo estágio que você, de falar abertamente sobre o assunto com as pessoas. Ainda é um tema que mexe muito comigo e só pessoas muito íntimas que sabem um pouco o que se passa comigo. Ainda tenho medo do julgamento e me tornar a "coitadinha" aos olhos dos outros... Sei que tenho que me libertar disso, mas acho que é um processo. Até o momento, eu queria ficar mascarando a situação, querendo me convencer de que está tudo bem, a vida continua, mas não é assim... Acho que se enfrentarmos de frente esses tabus teremos um crescimento muito grande. Coloco-me a disposição para o que você precisar, viu amiga?! Estarei sempre em oração por vocês! Um beijo e fique na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cá, hoje li um artigo e lembrei de você: http://brasil.babycenter.com/preconception/dificuldades/dicas-psicologos/ Veja lá.
      Assumir a crise é importante. Estamos juntas, querida!

      Excluir